Covid-19

COVID-19

Covid-19

VACINAÇÃO
COVID 19

SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL

TRABALHOS QUE ESTÃO SENDO REALIZADOS NO CRAS DURANTE A PANDEMIA

Segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Última Modificação: 09/02/2021 13:15:08 | Visualizada 307 vezes


Ouvir matéria

PREFEITURA MUNICIPAL DE IRETAMA

GESTÃO 2017 A 2020

Segundo o Decreto nº 10.282, de 20 de março de 2020 do Governo Federal, a Assistencia Social é considerada como serviço essencial, não devendo sofrer descontinuidade de suas ações.

Diante do cenário de pandemia ocasionado pela COVID-19, a tecnologia tem sido uma ferramenta de extrema relevância para continuidade da prestação dos serviços, programas e benefícios sociais da politica pública da Assistência Social, como o Centro de referencia da Assistência Social – CRAS.

Durante o processo de isolamento social, o CRAS após reunião com os técnicos do equipamento, coordenação e equipe da Gestão da Secretaria da Assistencia Social, adotaram algumas estratégias para que os que demandam dessa política. Para maior atenção aos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, foram criados grupos na rede social WhatsApp, tanto para as crianças e adolescentes, como para as famílias acompanhadas pelo PAIF, Programa Criança Feliz com as gestantes  e mães das crianças acompanhadas.

Os acompanhamentos por meio dos grupos de WhatsApp e também de maneira individual, quando necessário, correm através do envio de vídeos educativos com informações acerca da prevenção necessária contra a COVID-19 e das demais orientações conforme cada grupo em que acompanhamos.

Foram planejadas atividades para que todas as crianças e adolescentes recebam em seus domicílios, evitando a saída dos mesmos de suas residências, outra forma de trabalho realizado com as crianças e adolescentes do SCFV, são as oficinas de violão e informática, onde duas crianças por aula e com duração de quarenta minutos, e com todos os cuidados possíveis de higiene e prevenção de acordo com a OMS.

No Programa Criança Feliz – PCF as atividades são planejadas de acordo com a faixa etária das crianças acompanhadas, e assim procuramos desenvolver atividades para intensificar o vinculo afetivo entre o cuidador (responsável) e a criança, com as gestantes são enviados vídeos sobre as etapas da gestação, orientações com os cuidados durante a gestação. Foram entregues kits com lápis de cor, massinha de modelar, máscaras e álcool 70% para as crianças de 2 a 3 anos que estão no Programa Criança Feliz (PCF). As gestantes também receberam máscaras e álcool 70%.

Os benefícios continuam sendo disponibilizados pelo CRAS tais como: Auxilio Funeral, Natalidade e Alimentação bem como o requerimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC). De acordo com a Lei Nº 009/2018 sobre o Sistema Único de Assistencia Social do Município de Iretama

Art. 40. Os benefícios eventuais prestados em virtude de desastre ou calamidade pública constituem-se provisão suplementar e provisória de assistência social para garantir meios necessários à sobrevivência da família e do individuo, com o objetivo de assegurar a dignidade e a reconstrução da autonomia familiar e pessoal.

O Art. 41. As situações de calamidade pública e desastre caracterizam-se por eventos anormais, decorrentes de baixas ou altas temperaturas, tempestades, enchentes, secas, inversão térmica, desabamentos, incêndios, epidemias, os quais causem sérios danos à comunidade afetada, inclusive à segurança ou à vida de seus integrantes, e outras situações imprevistas ou decorrentes de caso fortuito.

Paragrafo único. O beneficio será concedido na forma de pecúnia ou bens de consumo, em caráter provisório e suplementar, sendo seu valor fixado de acordo com o grau de complexidade do atendimento de vulnerabilidade e risco pessoal das famílias e indivíduos afetados.

Através do CRAS foram realizadas entregas de 1546 cartões do Projeto do Governo do Paraná Cartão Comida Boa, para as famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal e beneficiárias do Programa Bolsa Família. Outro Programa do Governo Estadual é o compra Direta, onde estamos entregando semanalmente 100 kits de alimentos incluindo pão, doce pastoso, verduras, legumes, frutas e polpas de frutas, arroz e feijão, durante as semanas os produtos são diversificados.

Os atendimentos do Programa Bolsa Família estão sendo realizados de forma remota assim como de forma presencial.

As visitas domiciliares são feitas em casos de urgência e com todos os cuidados de acordo com orientações da OMS.

 Veja Também

Horário de Atendimento: Manhã: 7h30 às 11h30 Tarde: 13h às 17h

Rua Oscar Gauer Khunn, 174 - Cep 87280-000 - Iretama - Pr

Última Atualização do site:  01/07/2022 11:35:14