SECRETARIAS / 7. Secretaria Municipal de Assistência Social / PROJETOS

Centro de Referencia de Assistência Social - CRAS

O CRAS do município de Iretama oferece: Enfrentamento à Pobreza; Concessão de Benefícios Eventuais; Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas; Acompanhamento as Famílias do Programa Família Paranaense; Inclusão Produtiva, Programa Familia Paranaense. 

SERVIÇO DE PROTEÇÃO INTEGRAL A FAMÍLIA - PAIF. 

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

O trabalho social com famílias é realizado no âmbito do PAIF. É um conjunto de procedimentos realizados com o objetivo de contribuir para a convivência, reconhecimento de direitos e possibilidades de intervenção na vida social de uma família. Este trabalho estimula as potencialidades das famílias e da comunidade, promove espaços coletivos de escuta e troca de vivências.

Público Atendido

Podem participar do PAIF famílias em situação de vulnerabilidade social. São prioritários no atendimento os beneficiários que atendem os critérios de participação de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade.

Objetivos
Este serviço tem como objetivos:

  • O fortalecimento da função protetiva da família; 
  • A prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários; 
  • A promoção de ganhos sociais e materiais às famílias; 
  • A promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais;
  • O apoio a famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.


Atividades

O PAIF oferece atendimento às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços e políticas do Governo Federal. O serviço também apoia ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, ajudando a comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como nos casos de falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.

Formas de Acesso
Para participar do PAIF, é necessário procurar o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS.

Programa Bolsa Família

Cadastro Único

O Cadastro Único para Programas Sociais reúne informações socioeconômicas das famílias brasileiras de baixa renda – aquelas com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Essas informações permitem ao governo conhecer as reais condições de vida da população e, a partir dessas informações, selecionar as famílias para diversos programas sociais.

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência condicionada de renda que beneficia famílias pobres e extremamente pobres, inscritas no Cadastro Único. 

BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA - BPC

o Beneficio de Prestação Continuada também é atendido pelo CRAS. Em relação aos beneficiários do Benéfico de Prestação Continuada – BPC, atualmente aproximadamente 237 pessoas são beneficiarias do BPC, com uma renda aproximada de R$ 236.000,00 mensais, destinadas a estas pessoas. 

Programa Família Paranaense

O município de Iretama é prioritário no Programa Família Paranaense, atende atualmente 25 familias estão aptas para o Programa Renda Agricultura Familiar. 

Objetivos do Programa Família Paranaense:

    • Promover a melhoria das condições de vida e o protagonismo das famílias em situação de alta vulnerabilidade social  em todo o Estado, por meio da oferta de um conjunto de ações, serviços e benefícios planejados de acordo com a realidade de cada família e do território onde ela reside;
    • Promover a integração entre as políticas públicas de Estado;
    • Estabelecer diretrizes, orientar e assessorar os municípios para o Acompanhamento Familiar Intersetorial;
    • Cofinanciar ações, serviços e benefícios;
    • Fomentar a integração de políticas sociais, no âmbito municipal, visando promover, aprimorar e desenvolver ações e serviços intersetoriais, voltados às famílias beneficiárias;
    • Fomentar a busca ativa, o cadastramento e o acompanhamento das famílias; 
    • Contribuir para a autonomia das famílias, através da transferência de renda e da execução de projetos complementares, da qualificação profissional e do acompanhamento familiar intersetorial; 
    • Promover estudos, pesquisas e indicadores sobre as condições de vida das famílias e sobre a gestão dos serviços no Estado e nos municípios.

 

Objetivo do trabalho com as famílias:

        • Fortalecimento da capacidade protetiva da família;
        • Aprimoramento de potencialidades;
        • Estabelecimento de novas relações com o mundo do trabalho;
        • Melhoria do acesso aos serviços da rede de proteção social;
        • Fortalecimento da participação social da família;
        • Reversão dos ciclos de violência intrafamiliar

Galeria de Fotos

 
 
 
Horário de Atendimento: Manhã: 7h30 às 11h30 Tarde: 13h às 17h
mapa site Mapa do Site

Rua Oscar Gauer Khunn, 174 - Cep 87280-000 - Iretama - Pr

Última Atualização do site:  18/04/2024 16:21:56