Novo sistema de coleta de entulho em Iretama

Terça-feira, 12 de abril de 2022

Última Modificação: 28/07/2022 14:18:22 | Visualizada 98 vezes


Ouvir matéria

Atualmente temos um modelo de coleta de Resíduos da Construção Civil baseado no descarte desordenado pelo gerador e coleta sem custos pelo poder público. O retrato desse sistema pode ser observado através dos montes de entulhos jogados sobre calçadas e canteiros quase que diariamente em diferentes locais da cidade.

A Resolução Conama 307/2002 já previa que os geradores de resíduos da construção civil devem ser responsáveis pelos resíduos das atividades de construção, reforma, reparos e demolições de estruturas e estradas, bem como por aqueles resultantes da remoção de vegetação e escavação de solos. Entretanto, esse conceito nunca foi aplicado no município devido a falta de estrutura.

Visando mudar este cenário, estamos lançando o programa Iretama Mais Limpa. Trata-se de um conjunto de ações que visam melhorar a forma de armazenamento, coleta e disposição final de resíduos da construção civil, galhadas e entulhos em geral.

A primeira ação refere-se aos Resíduos da Construção Civil. A partir da elaboração do Decreto 036/2022, quem está construindo, reformando ou demolindo e é um gerador de RCC não poderá mais jogar seus resíduos sobre calçadas e canteiros, devendo locar caçamba estacionária para armazenamento temporário do mesmo. O Decreto também prevê multa para quem continuar jogando o RCC em local inadequado.

As caçambas terão um custo de locação de R$ 99,00 reais por três dias, ou uma viagem. Para solicitar o serviço, é necessário:

l - Comparecer à Prefeitura Municipal de Iretama e solicitar a guia de pagamento;
ll - Realizar o pagamento da guia;
lll - Comparecer ao Pátio Municipal com o comprovante de pagamento e agendar a data;
lV - A equipe responsável levará a caçamba até o endereço solicitado;
V - O cidadão fará uso conforme sua necessidade e ao término, devera solicitar o recolhimento;

Pedimos a colaboração da população para efetivar essa importante ação para o nosso município e que ajudará a deixar nossa cidade cada vez Mais Limpa.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de Atendimento: Manhã: 7h30 às 11h30 Tarde: 13h às 17h
mapa site Mapa do Site

Rua Oscar Gauer Khunn, 174 - Cep 87280-000 - Iretama - Pr

Última Atualização do site:  18/04/2024 16:21:56