ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Secretaria Municipal de Assistência Social

Técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social participam do Congresso Estadual de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes.

Segunda-feira, 26 de março de 2018

Visualizada 78 vezes


Técnicas da Secretaria Municipal de Assistencia Social participam do Congresso Estadual de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes.

 

A Assistente Social Andressa Giraldo do Órgão Gestor da Secretaria Municipal de Assistencia Social e a Psicóloga Jéssica Alberti do CREAS, participaram do Congresso Estadual de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes, representando o município de Iretama. Realizado nos dias 20, 21 e 22 de março, em Curitiba, cujo objetivo é discussões e debates sobre os principais desafios para o enfrentamento às diversas formas de violência. E reativar a Comissão Municipal de Enfrentamento a Violência, bem como, aprimorar as notificações de violência. O que já acontece em Iretama, porque é obrigatório os municípios que tem CREAS, ter esta comissão. O aprendizado das técnicas será repassado para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e Rede de Proteção.

Os custos da viagem foram custeados pelo Índice de Gestão do Sistema único de Assistencia Social – IGD-SUAS, do governo Federal.

Programa e objetivo do Congresso[1]

  • Fortalecer as ações intersetoriais desenvolvidas pelos municípios no enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes;
  • Estimular a composição de Comitês Municipais que atuem no enfrentamento das diversas formas de violência e ofertar diretrizes e parâmetros para o seu funcionamento e atuação;
  • Discutir como a violência contra crianças e adolescentes vem se configurando na atualidade;
  • Debater e criar espaços para a troca de experiências exitosas no enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes.

Conteúdo

  • Conceitos e tipos de violência, identificação de sinais, consequências e seu enfrentamento;
  • Notificação obrigatória intersetorial, a expressão da violência nas mídias sociais, no esporte e a relação do trabalho infantil com a atividade de modelo, manequim e ator; abuso e exploração sexual, alienação parental, depoimento especial e a sua implantação no Estado do Paraná, metodologia de trabalho com crianças e adolescentes para a prevenção de violências, trabalho com autores de violência e estratégias para a implantação de redes municipais de proteção e criação de fluxos de atendimento. Além do exposto, a proposta é a de intercalar a esta programação espaços para apresentação de relatos de experiência exitosos no enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes realizados pelos participantes do Congresso.
  • Minicursos: "Reflexões sobre a violência sexual e seu enfrentamento", "Formando e fortalecendo redes de proteção às crianças e aos adolescentes" e "Metodologias de trabalho com autores de violência". Ficará a critério do participante escolher qual dos minicursos irá participar.

 

 


[1] http://www.crianca.mppr.mp.br/2018/03/20158,37/EVENTO-Congresso-Estadual-de-Enfrentamento-as-Violencias-contra-Criancas-e-Adolescentes.html

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Manhã: 08:00h às 11:30h Tarde: 13:30h às 17:00h

Rua Oscar Gauer Khunn, 174 - Cep 87280-000 - Iretama - Pr

Última Atualização do site:  15/06/2018 14:57:57