ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Secretaria Municipal de Assistência Social

Visita da Consultora da UNESCO e Coordenadora do Programa Criança Feliz

Segunda-feira, 19 de março de 2018

Visualizada 114 vezes


No dia primeiro de março a Secretaria Municipal de Assistência Social no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, recebeu a visita da Assistente Social Márcia Cristina Lázaro, consultora da UNESCO e Coordenadora Regional do Programa Criança Feliz. São duas assistentes sociais responsáveis pelo programa no Estado do Paraná, sendo que Márcia Cristina coordena a regional onde o município de Iretama. O programa é uma adesão espontânea do município de Iretama, portanto, não são todos os municípios que fazem parte, e, recebem recursos do programa. Na ocasião a Gestora da Assistência Social Senhora Helena Tolin Flores e a Primeira Dama Zélia Dziubat de Assis recepcionaram a Senhora Márcia Cristina que, agradeceu a boas vindas, e, explanou sobre o trabalho realizado com as famílias. A Coordenadora Municipal do Programa Regiane Musial e as visitadoras puderam tirar suas dúvidas. Ao final a Assistente Social Senhora Marcia Cristina elogiou as ações que estão sendo realizadas no município referente ao Programa Criança Feliz, que atende a meta integral do município, ou seja, 75 crianças de 0 a 06 anos e 25 gestantes.

A manutenção do programa é realizada com recursos advindos do Governo Federal – Programa Criança Feliz.

Programa Criança Feliz[i]

â–º O que é?

O futuro da criança começa na primeira infância. 
Crianças que recebem atenção e cuidados especiais na infância se desenvolvem com mais facilidade e autonomia, tanto na vida escolar, nas relações sociais e até na vida profissional. Tudo depende dos estímulos que elas recebem nos primeiros anos de vida, a chamada Primeira Infância. É nesse período que o cérebro se estrutura e que a maior parte das competências fundamentais para o ser humano se desenvolvem.

Com esse foco, o Governo Federal criou em 05 de outubro de 2016, por meio do Decreto n. 8.869, o Programa Criança Feliz. Com a adesão do Governo do Estado ao programa, o Paraná passa a participar da gestão e capacitação de visitadores domiciliares em parceria com a União e municípios.

O objetivo do programa é promover um desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos, incentivando e orientando as famílias, por meio de visitas técnicas periódicas, a cuidarem melhor de suas crianças. 

O programa possui uma articulação intersetorial entre as áreas da Assistência Social, Cultura, Educação, Justiça e Saúde. Isso garante um melhor atendimento e acompanhamento das famílias, além de potencializar a proteção das crianças e suas famílias e contribuir para a redução da ocorrência de vulnerabilidades e riscos sociais a que estão expostos.

►​ Objetivos do Programa:

  • Promover o desenvolvimento infantil integral;
  • Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança;
  • Fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças;
  • Estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas;
  • Facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem.

 

 


[i] FONTE: http://www.desenvolvimentosocial.pr.gov.br/pagina-1387.html

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Manhã: 08:00h às 12:00h Tarde: 13:00h às 17:00h

Rua Oscar Gauer Khunn, 174 - Cep 87280-000 - Iretama - Pr

Última Atualização do site:  16/10/2018 13:56:05