Secretaria Municipal de Assistência Social

O município de Iretama é um dos primeiros municípios da COMCAM, de pequeno Porte I (menos de 20 mil habitantes), a implantar o Sistema de Vigilância Socioassistencial.

Quinta-feira, 15 de março de 2018

Última Modificação: 09/02/2021 10:53:29 | Visualizada 689 vezes


Ouvir matéria

Vigilância Socioassistencial

O município de Iretama é um dos primeiros municípios da COMCAM, de pequeno Porte I (menos de 20 mil habitantes), a implantar o Sistema de Vigilância Socioassistencial.

A Secretaria Municipal de Assistencia Social, com sua Gestora Helena Tolin Flores e, em parceria com a Administração Municipal, Prefeito Wilson Carlos de Assis, está implantando no município de Iretama o Sistema de Vigilância Socioassistencial, que foi pactuado com o Ministério de Desenvolvimento Social no Pacto de Aprimoramento de Gestão 2014-2017. Sendo esta a última etapa para cumprimento integral do referido pacto.

A capacitação técnica está sendo realizada nos dias 15 e 16 de março, por Ricardo André Bevilaqua Teixeira ME, quinta e sexta-feira, que, envolve toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistencia Social CREAS; CRAS; SCFV; Casa Lar; Órgão Gestor. Nestes dois dias, não sendo realizado o atendimento diário, somente casos de emergência. Isto se faz necessário, para inserção de toda a equipe no Sistema de Vigilância Socioassistencial de Iretama.

Em tempo, os recursos para a implantação desse sistema são oriundos do: Piso Paranaense de Assistencia Social - PPAS 1, Incentivo IV do Programa Família Paranaense  e o Indice de Gestão Descentralizada do Sistema Unico de Assistencia Social - IGD SUAS. 

“A Vigilância Socioassistencial tem como objetivo a produção, sistematização, análise e disseminação de informações territorializadas: I – das situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos e dos eventos de violação de direitos em determinados territórios; II – do tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede Socioassistencial.

A adequação entre as necessidades da população e a oferta dos serviços, vistos na perspectiva do território, deve ser um tema sob permanente análise da área de Vigilância. Essa visão de totalidade é fundamental para a definição de responsabilidade e para o planejamento das ações, integrando necessidades e ofertas.
A Vigilância Socioassistencial constitui-se também como uma área de gestão da informação, dedicada a apoiar as atividades de planejamento, de supervisão e de execução dos serviços socioassistenciais por meio do provimento de dados, indicadores e análises, e deve estar estruturada e ativa em nível municipal, estadual e federal”[i]l.

 

 


[i] Fonte: http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/gestao-do-suas/vigilancia-socioassistencial

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de Atendimento: Manhã: 7h30 às 11h30 Tarde: 13h às 17h
mapa site Mapa do Site

Rua Oscar Gauer Khunn, 174 - Cep 87280-000 - Iretama - Pr

Última Atualização do site:  27/03/2024 16:52:24